segunda-feira, 1 de junho de 2009

Informação


No caso de estar num país como Portugal, é sabido que o turismo e o consumo de produtos artesanais é maior na zona litoral que na zona interior.

Fazer feiras de artesanato é uma forma barata de divulgar o produto, Portugal está cheio deste tipo de feiras, e muitas destas feiras ajudam o artesão, ou com stand gratuito, ou com refeições suportadas pela própria câmara.

Nas feiras conhecemos muitos outros artesãos, o que é benéfico no desenvolvimento de ideias, novos produtos e conhecimentos de novos materiais e técnicas.

Ter uma loja, só se for num sitio de passagem e de turismo, se não estiver bem localizada o fecho da loja é garantido.
Ter uma loja gera muitos encargos e é preciso rentabiliza-la ao máximo.

Criar atelier e dar formação na área é uma saída, a ocupação das crianças nos sábados de manhã e dar formação pós laboral são mais valias para uma maior rentabilidade, e não se esquecer das férias; um sítio para ocupação de crianças bem divulgado pode render bom dinheiro. Os preços dessa ocupação com materiais incluídos andam nos 6.00 €uros hora.

A Internet também é uma grande ajuda, uma boa página com os seus produtos ajuda a vender, e é uma loja virtual com baixo custo e muito impacto.
A preocupação aqui é o preço da distribuição, geralmente aplica-se as despesas de correio.

Para quem domina o Alemão, é um mercado de futuro o artesanato não está muito divulgado e vende-se com alguma facilidade.

Em muitos lugares como bares, centros de culturas e lazer e centros históricos, existem oportunidades de expor a arte, o custo é reduzido e o impacto pode ser muito positivo, tanto nas vendas como em futuros convites.

O turismo local também é uma forte aposta para divulgação, principalmente se criar algo que esteja relacionado com as tradições ou história da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário